terça-feira, 17 de março de 2009

iPhone 3.0 ganha, enfim, função 'copiar e colar' e mensagens multimídia

Nova versão do sistema operacional do telefone foi apresentada nos EUA.
Desenvolvedores ganharam novas maneiras de comercializar programas.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+
Alvo de gozação por parte dos proprietários de outros aparelhos de telefonia celular, o iPhone vai ganhar, enfim, um sistema para permitir que o usuário copie e cole textos e imagens. Além disso, o gadget multimídia da Apple terá, em seu sistema operacional iPhone OS 3.0, a capacidade de enviar e receber mensagens multimídia via telefone celular - batizado de MMS -, função que surpreendentemente ficou de fora do aparelho até então.

Nesta terça-feira (17), a Apple apresentou as novidades previstas para o novo sistema operacional do telefone. O OS 3.0, que será disponibilizado no verão americano - inverno aqui no Brasil - oferecerá novas funções para os usuários e mais formas para os desenvolvedores criarem produtos e obterem renda com a venda destes programas. Donos do iPhone 3G e do aparelho original poderão fazer o upgrade de graça. Já quem tiver um iPod Touch terá que pagar US$ 9,95 para trocar o sistema operacional.

Para os usuários, o novo sistema oferecerá gravação de memorandos, um sistema de buscas integrado em todos os produtos - para procurar contatos, e-mails, compromissos e até mesmo músicas no iPod -, e a possibilidade de utilizar fones de ouvido estéreo sem fio.

Uma das principais reclamações dos usuários corporativos, a ausência de um sistema "push" de recebimento de e-mails automaticamente assim que eles chegam ao servidor, foi resolvida. "Era algo que queriamos ter resolvido no ano passado", afirmou o vice-presidente de desenvolvimento de software Scott Forstall.

A demora, segundo Forstall, acabou sendo benéfica para os usuários. O sistema "push" unificado poderá enviar mensagens de sistemas como MSN Messenger, Yahoo! Messenger e outros para o telefone, mantendo o usuário conectado a essas redes sem precisar deixar um aplicativo rodando o tempo todo no telefone. O aplicativo escolhido para cumprir essa função o Meebo.

"Chegamos a testar uma solução que permitiria que o aplicativo de mensagens rodasse no 'background'. Isso aumentou em 80% o consumo de energia do aparelho, então precisamos escolher outro sistema."

Embora os usuários tenham lucrado com as novas funções apresentadas nesta terça, as maiores mudanças ocorreram para os desenvolvedores de produtos. Agora, eles poderão utilizar sistemas de venda de assinaturas de conteúdo pelo iPhone, ou mesmo comercializar fases de um jogo separadamente. Para facilitar a vida do usuário, as negociações poderão ser feitas dentro do próprio programa.

Algumas interfaces, como o encaixe do cabo de sincronia do iPhone (batizado de "dock") e o Bluetooth agora têm regras menos restritas de comunicação com os programas. Isso significa que desenvolvedores poderão criar sistemas que façam o iPhone "conversar" com outros aparelhos sem fio, via Bluetooth, além de aparelhos que se liguem pelo "dock". Uma das sugestões dadas pelos desenvolvedores da Apple foi a criação de aparelhos médicos, como medidores de pressão, compatíveis com iPhone.



Leia mais notícias de Tecnologia

Nenhum comentário:

  © Blogger template Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP